Histórico

O ideal de se criar um Programa de Línguas do Departamento de Letras --DLA -- já vem de longa data e tem tido como prática oferecer cursos de línguas à comunidade desde o início de sua criação. Nesse sentido, em 1998, a área de inglês decidiu dar início ao Curso de Extensão em Língua Inglesa -- CELIN --, oferecendo cursos de inglês com a participação de alunos -- estagiários-bolsistas.

Desde o início o projeto, configurou-se nos moldes pedagógicos já adotados, buscando seguir os modelos utilizados em outras instituições federais de ensino, como a UFMG, a UFG, entre outras.

A partir do primeiro semestre de 2005, o Curso de Extensão em Língua Francesa -- CELIF --, idealizado pelas professoras Christianne Rochebois e Lívia Rebouças, uniu-se ao CELIN, contemplando a prática de alunos do curso de licenciatura em Língua Francesa do DLA e atendendo a demanda de alunos da graduação e da pós-graduação, assim como dos professores e dos funcionários da UFV e da cidade de Viçosa. Em 2005, o curso teve início com três turmas de alunos iniciantes, e manteve seu percurso ao longo dos últimos anos, expandindo o número de turmas ofertadas, alunos inscritos e estagiários-bolsistas.