Exames DELF-DALF

Se você começou seus estudos em língua francesa há pouco tempo, talvez você ainda não tenha ouvido falar em DELF e DALF. Essas são duas siglas muito comentadas sobretudo por professores de francês e alunos que pretendem estudar na França. São dois diplomas de proficiência em língua francesa de nomes DELF e DALF. 

Agora, se por outro lado você é daqueles que já começou a se preparar para as próximas etapas do seu sonho de estudar em uma universidade francesa, não por acaso você deve estar em busca de mais informações sobre esses diplomas. Mas afinal, qual a diferença entre DELF e DALF? 

O que é o DELF, diploma de estudos em Língua francesa?

O DELF (Diplôme d’Études en Langue Française) é o Diploma de Estudos em Língua Francesa, mas não qualquer diploma! Ele é o diploma oficial emitido pelo Estado francês, mais precisamente pelo Ministère Français de l’Éducation Nationale (Ministério Francês da Educação Nacional), que atesta os níveis iniciais de proficiência em língua francesa. No Brasil, são prestados na Aliança Francesa. 

Assim, o DELF compreende os quatro primeiros níveis descritos pelo QECR (Quadro Europeu Comum de Referências), a saber: DELF A1, DELF A2, DELF B1 e DELF B2.  

Cada um desses diplomas é independente (isto é, para prestar o DELF B2, por exemplo, não é pré-requisito você já ter tirado o DELF B1 antes) e não tem validade, o que significa que, uma vez alcançada a certificação para um determinado nível, esta é vitalícia

O que é o DALF, diploma aprofundado de língua francesa?

O  DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française) é o Diploma Aprofundado de Língua Francesa que atesta os níveis mais avançados de domínio do idioma, correspondendo, portanto, aos níveis C1 e C2 do QECR

Assim como o DELF, ele também é emitido pelo Ministério Francês da Educação Nacional, sendo, pois, um diploma conferido pelo Estado francês de valor vitalício e caráter independente (isto é, para prestar o C2, não é preciso antes ser titular de um certificado de C1).

Os Centros que aplicam os Exames DELF/DALF são autorizados pela FEI -France Education Internationale, ligada ao Ministério da Educação Nacional francês.

A UFV é um Centro Aplicador de Exames DELF-DALF reconhecido e credenciado e o Curso de Extensão em Língua Francesa (CELIF) é responsável pela inscrição, aplicação e divulgação dos resultados dos exames.

No site da FEI (CIEP), conheça os Centros autorizados: 

https://www.france-education-international.fr/delf-dalf

Acesse aqui dicas de conteúdo para estudo e respostas para as dúvidas mais frequentes.

 

Consulte aqui o Regulamento do Centro Aplicador de Exames DELF/DALF – CELIF-UFV


P
ARA REALIZAR SUA MATRÍCULA, CLIQUE AQUI.